Barulho estranho no carro, é um problema que causa muitas dúvidas. Acima de 60.000 KM é comum aparecer um ruído contínuo nas rodas, como se fosse o barulho de um ventilador, e a maioria dos motoristas não sabe identificar se o barulho vem dos pneus ou dos rolamentos de roda. Veja o que fazer nessa situação:
• Leve o carro o carro para ser elevado em uma oficina, não dá para usar o elevador dos postos de gasolina (lá os pneus ficam sobre trilhos). O elevador é ideal para que você compare uma roda com a outra, e caso precise trocar os pneus entre si, fica mais fácil.
• Gire as rodas traseiras com força e verifique se o pneu está com um formato mais oval, com desgastes irregulares, ou se possui caroços tanto na banda de rodagem, como bolhas nas bandas laterais. Em caso positivo, existe uma probabilidade grande de que o ruído tenha origem nos pneus. Para confirmar, será necessário inverter a posição dos pneus, colocando os pneus traseiros na frente e passando os que estão na frente para a traseira. Se o problema for o pneu, o ruído mudará para parte dianteira do carro.
• Antes de tirar o carro do elevador, volte a girar os pneus traseiros com a mão e toque o corpo do amortecedor traseiro ou a mola em busca de uma vibração, como se houvesse algo raspando, tipo um rolamento sem graxa. Este é um forte indício de que o problema está no rolamento de roda.
• Repita o mesmo procedimento com as rodas dianteiras. Outro indicador importante é o teste de rodagem. Quando o problema é no rolamento de roda, na maioria dos casos, o ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. Já no caso de um pneu deformado, o ruído ocorre em todas as velocidades.
Não coloque sua segurança em risco, ao menor sinal de problemas, traga seu veículo para inspeção e reparos.