Com a aproximação do período chuvoso, é necessário redobrar a atenção, especialmente em pontos de alagamentos. Muitos lugares já são conhecidos pela triste história das enchentes, então, o melhor que você tem a fazer é procurar um desvio, mesmo que isso conte uns quilômetros a mais. Mas, se você estiver no meio da tempestade, confira algumas dicas que vão te ajudar:
– Em uma grande poça, o motorista deve parar e observar os carros da frente, se estiverem com água na altura da metade das rodas, é melhor desistir da travessia, encostar em um canto longe de bueiros e torcer para o nível não subir mais.
– Se atravessar for absolutamente necessário, espere o carro da frente seguir, deixando uma área livre entre um automóvel e outro. Para entrar na água, engrene uma marcha reduzida (de preferência a primeira, nos carros manuais, ou “L”, nos automáticos) e vá sempre em frente, em baixa velocidade e mantendo aceleração constante.
– Não troque a marcha dentro da água e fique longe dos ônibus e caminhões para evitar marolas. A parte central da pista é mais alta e a mais segura. Além disso, os bueiros (muitas vezes sem tampas) ficam próximos ao meio-fio.
– Se a água começar a subir, abandone o carro. Não espere a água chegar à janela, pois pode dificultar a abertura da porta. Procure um lugar seguro e volte quando o temporal terminar.
Passado o susto, ainda que a água não tenha subido muito, e o carro esteja aparentemente ileso, leve-o para inspeção. Lixo e resíduos que as águas carregam podem se enroscar em componentes como catalisadores, amortecedores, molas, mangueiras e freios, causando danos futuros.